Um Projecto Cinematográfico

O que proponho é o desenvolvimento de um documentário cinematográfico sobre os baleeiros do Faial e do Pico, um trabalho que procura o ponto de vista actual de uma industria extinta, que deu lugar a uma cultura que ainda persiste de formas diversas, tanto no mar como na terra.

Pretende-se que nasça um olhar único, ao partir da actualidade, compreender os homens que arriaram à baleia nos Açores até 1986, com as mesma técnicas descritas em “Moby-Dick” (publicado em 1851), alguns desses baleeiros ainda estão vivos, não voltarão a existir pessoas como eles.

Por mais de século e meio, baleeiros açoreanos caçaram baleias nestes mares, por meio de aventuras que parecem impossíveis e inacreditáveis aos homens de hoje. Em 1986 foi proibida internacionalmente a caça à baleia, mas a tradição e cultura desses tempos persiste através das regatas de botes baleeiros, folclore e outras manifestações culturais. Os baleeiros, protagonistas e criadores desta cultura, estão a desaparecer, e não vão voltar a existir homens como eles. Os mais antigos lutavam constantemente com a natureza, tanto na terra como no mar, pela sobrevivência nestas ilhas. Os baleeiros são o exemplo maior dessa luta, sabiam que a morte podia estar perto a cada saída, e talvez por isso mostrem ainda tanta vida, estes homens que hoje rondam em média os oitenta anos de idade.

Considero este projecto de grande relevância para a preservação da identidade cultural açoreana, para que não se perca a memória dos antigos baleeiros, e que através dela os mais novos, que cresceram num ambiente económico e socialmente muito diferente, conheçam e compreendam que a caça à baleia nos Açores era mais do que uma mera actividade económica, era algo próximo do ritual. Hoje sinto uma dificuldade na maior parte dos mais novos em ouvir e estar com os mais idosos e os seus antepassados, e é exactamente com eles que mais podemos aprender sobre os Açores e sobre nós próprios.

Baleias e Baleeiros – Trailer – Português from Luís Bicudo on Vimeo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s