Baleias e Baleeiros, hoje na Biblioteca da Horta

O filme documentário “Baleias e Baleeiros” será exibido pela terceira vez na Ilha do Faial, desta vez na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça – Horta. Terão lugar 2 sessões, legendadas em português e em inglês respectivamente, na Segunda-feira dia 1 de Junho (hoje), e na Terça-Feira dia 2 de Junho de 2015, às 21 horas.

Foi através da indústria baleeira americana, que no séc. XIX, milhares de açorianos navegaram em todos os mares do mundo à caça da baleia. E mais tarde, alguns deles implementaram nas Ilhas dos Açores a baleação costeira. Uma cultura e uma herança que chegou até aos dias de hoje, apesar de já não se caçar baleias.

Na Baleação Açoriana, a família unia-se em torno do baleeiro. Com o rebentar do foguete na vigia, corria para o ver partir e, com os olhos no horizonte, ansiava por o ver chegar. Em botes de boca aberta e com arpões à mão, gerações inteiras arriaram à baleia. Hoje, navega-se nos botes baleeiros, mas por desporto e prazer, perto da costa, longe das baleias. No entanto, os velhos baleeiros sabiam como apanhar o Moby Dick. Caçar baleias era mesmo a vida deles.

“Baleias e Baleeiros” é uma longa metragem documental, com a duração de 138 minutos, realizada por Luís Bicudo e filmada nas Ilhas do Faial e do Pico.

Equipa de Remo do Capelo – os Pagaias. Vencedores da Regata de Remo do Varadouro, 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s